A NOSSA MISSÃO
A resposta social de Centro de Dia, do Centro Social Recreativo e Cultural de Vilar de Maçada, destina-se a prestar um conjunto de serviços que contribuem para a manutenção dos idosos no seu meio sócio-familiar.
O Serviço de Centro de Dia, na sua actuação, tem como principais objectivos:
- Cooperar com as famílias para melhorar a qualidade de vida dos idosos;
- Oferecer aos idosos cuidados individualizados e personalizados, ao nível das necessidades básicas e apoio psicossocial, de modo a contribuir para o seu equilíbrio, bem-estar e retardamento do processo de envelhecimento;
- Fomentar as relações interpessoais ao nível dos idosos e destes com os outros grupos etários, a fim de evitar o isolamento.
A QUEM SE DESTINA ESTE SERVIÇO
Os serviços são especialmente dirigidos a pessoas com mais de 65 anos, desde que cumpram os requisitos estipulados pelo acordo com a Segurança Social, quer pelo regulamento interno desta resposta social. Em casos excepcionais, e dividamente justificados, o Centro Social poderá admitir utentes com idade superior à acima referenciado.
COMO TER ACESSO AO SERVIÇOS
Para ter acesso aos serviços basta ser sócio da Instituição e marcar uma visita com a nossa Directora técnica e Directora de Serviços. Em conjunto, será elaborado um plano de desenvolvimento à sua medida.
QUANTO CUSTA O SERVIÇO DE CENTRO DE DIA
Dando cumprimento ao estipulado nos acordos celeberados com a Segurança Social, o utente desta resposta social pagará 40 % (pelos serviços básicos) do valor da sua pensão.
SERVIÇOS PRESTADOS
Os serviços a prestar nesta resposta social são associados e pagos de acordo com as diferentes vertentes solicitadas e acordadas com o utente.
O serviço básico consiste na permanência em Centro de Dia, com direito a alimentação, higiene pessoal, convívio e ocupação de férias organizadas. O utente pode ainda solicitar higiene habitacional, serviço de lavandaria (uma vez por semana) e transporte com acompanhamento a médicos e exames.
ATIVIDADES DE ANIMAÇÃO
Tem como finalidade criar um conjunto de actividades que vão de encontro às necessidades, interesses e capacidades dos utentes proporcionando-lhes ocupação dos tempos livres de uma forma lúdica e dinâmica através de momentos de convívio/confraternização e alegria.
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Ateliers intergeracionais
Têm como finalidade promover o intercâmbio geracional e partilha de saberes com os mais novos; meninos do CATL, pertencentes à instituição. Dentro desta actividade destacamos os ateliers: trabalhos manuais, expressão plástica e dança tradicional, jogos lúdicos.
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Acções de sensibilização/ informação
As acções de sensibilização/informação têm como principal objectivo proporcionar um envelhecimento saudável, como também uma fonte de informação para os utentes sobre as alterações que podem surgir com o envelhecimento, tanto a nível físico, psicológico, social e sobre o modo como devem enfrentá-las. Permite ainda que os idosos tenham momentos próprios onde as suas dúvidas em matéria de saúde sejam dissipadas, e o seu acolhimento seja o mais saudável possivel.
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Aquisição de bens
Possibilita a aquisição de alimentos e outros bens por parte dos utentes, promovendo a autonomia e contacto com espaços completamente diferentes daqueles que habitualmente estão habituados.
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Passeios/visitas
Têm como finalidade proporcionar aos idosos momentos de convívio, distracção e lazer entre eles, como passear e visitar locais que muitas vezes desconhecem.
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Sessões de Psicomotricidade
Promove a estimulação cognitiva e motora através de atividades lúdicas e de materiais adaptados para o efeito. Sessões dinâmicas , em grupo e individual quevão de encontro aos objectivos propostos pela familia e pela equipa multidisciplinar.