Instituição

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  • Relatório de Contas e Plano de Atividades
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  • RGPD (dados pessoais)

O Centro Social, Recreativo e Cultural de Vilar de Maçada tem nas suas origens mais remotas na generosidade da família Campos, quando a mesma resolve doar à Congregação Religiosa da Irmãs das Escolas Religiosas, com sede em Barcelos, o actual terreno e casa onde se situa a Instituição, tendo essa Congregação, por desejo expresso dos doadores, o dever de ai criar uma Escola de Arte e Ofícios, para os jovens da Freguesia.
Os anos passaram-se e o referido projecto não se concretizou, sendo que esta Congregação resolveu optar pela venda da quinta, o que despertou a atenção do então Presidente da Câmara Municipal de Alijó, Dr. Aníbal Ferreira, iniciando então o processo que levou a aquisição por esta entidade, da referida quinta, no dia 16 de Novembro de 1981. Constata-se pelo Livro de Actas de então, que a primeira reunião da Associação ocorreu no dia 28 de Fevereiro de 1984, tendo como ordem de trabalhos: "Escolha do pessoal a contratar, tem em vista o funcionamento do Infantário, cuja abertura está prevista para o mês de Março. Programação detalhada de todos os pormenores com vista à abertura do Infantário com 30 crianças, no prazo previamente estabelecido.
Determinação do vencimento a pagar a todas as pessoas admitidas."
Decidiu-se ainda a abertura do Infantário para o dia 12 de Março de 1984. Assinam esta acta na qualidade de Presidente o Sr. Padre Hermínio Gonçalves e na sua qualidade de Secretários Sr. Mário Sampaio e Sr. Alfredo do Muro Carvalho Monteiro. O passo seguinte foi o de se constituir legalmente a Instituição, o que ocorreu no dia 30 de Abril de 1984, no cartório Notarial de Alijó, onde nasceu então o Centro Social, Recreativo de Vilar de Maçada, que tinha como fim " Actividades de segurança social, designadamente mantendo um Jardim de Infância ou Infantário" .

Estamos a trabalhar para o futuro da Instituição e da Freguesia.

Missão:

A missão do Centro Social, Recreativo e Cultural de Vilar de Maçada é prestar um serviço de qualidade, adequado a cada utente, respondendo às suas necessidades e superando as suas expectativas.

Visão:

Ser uma Instituição de referência e excelência, reconhecida pelos serviços que presta. Criar novas respostas e melhorar as existentes para que cada dia seja um passo ao encontro dos requisitos da Comunidade.

Estratégia:

Apostar na melhoria contínua da qualidade dos serviços e aumentar a oferta de respostas de acordo com as expectativas da Comunidade. Investir no desempenho dos colaboradores, encarando-os como peças fundamentais para alcançar a excelência dos serviços prestados.

 

Valores:

Os principais valores da Instituição são:

  • Respeito pela dignidade da pessoa humana- temos por dignidade da pessoa humana a qualidade intrínseca e distintiva de cada ser humano que o faz merecedor do mesmo respeito e consideração por parte da nossa instituição e comunidade, implicando, neste sentido, um complexo de direitos e deveres fundamentais que asseguram a pessoa tanto contra todo e qualquer ato de cunho degradante e desumano, como venham a lhe garantir as condições existenciais mínimas para uma vida saudável, além de propiciar e promover a sua participação ativa e co-responsável nos destinos da própria existência e da vida em comunhão com os demais seres humanos.
  • Espírito de convivência, partilha e solidariedade- É o fator decisivo de trabalho em comum, tendentes à valorização integral dos indivíduos.
  • Aperfeiçoamento cultural, espiritual e moral de todos os utentes- promovemos a cultura de cada individuo, respeitando a sua espiritualidade, crença e moralmente atribuímos conceitos primordiais para a sua integração e valoração;
  • Cooperação- promovemos a partilha e trabalhamos, em conjunto, para os mesmos objetivos. O envolvimento de todos e o trabalho em equipa são fundamentais para o bom funcionamento do Centro.
  • Dedicação, diálogo, ética, inovação e responsabilidade social- Intervimos com dedicação de forma empreendedora, implementando respostas adaptadas às necessidades identificadas. Valorizamos o desenvolvimento de competências dos nossos colaboradores, apostando na atualização constante das estratégias e práticas de atuação, desenvolvendo diálogo entre partes e ética no serviço prestado. Coragem e humildade;
  • Valorização integral dos indivíduos, das famílias e da comunidade- temos por base valorizar e melhorar a qualidade de vida e de saúde a  todo o ser humano  e as suas famílias  tal como à comunidade envolvente.

     

    Política da Qualidade:

  1. Promover o desenvolvimento global com base na promoção social e cultural minimizando as carências da comunidade envolvente.
  2. Garantir uma prestação de serviços qualificada, competente e certificada de forma a satisfazer as necessidades dos utentes e respectivas famílias, colaboradores e fornecedores bem como da comunidade em geral.
  3. Investir numa parceria contínua com as entidades locais, de carácter privado e social, de forma a prestar serviços sociais e comunitários adequados.
  4. Promover um sistema de comunicação aberto, simples e constante com os utentes/famílias, colaboradores, autarquias, comunidade e meio ambiente;
  5. Cumprir e adequar a Instituição à legislação em vigor.
  6. Satisfazer as necessidades e expectativas dos utentes e suas familias.
  7. Valorizar o trabalho em equipa, contribuições individuais, incentivando a participação de todos, preparando e implementando acções que visam a melhoria da Qualidade.
  8. Gerir eficazmente o Sistema de Gestão da Qualidade.

     

     

     

     

Direção

Presidente: Luís Miguel Ferreira de Carvalho

Vice-presidente: Diana de Fátima Mesquita Magalhães

Secretário: Luís Miguel Catarino Gonçalves da Fonte

Tesoureiro: Rafaela Maria Cruz Vilela Leal

Vogal: Igor Miguel Rodrigues Nóbrega

Suplentes da Direção

José Artur Teixeira Botelho

Márcio José Fernandes Teixeira

Francisco Novo Pereira

Pedro Miguel Ferreira Marinho

João Baptista Sousa Pires

 

Assembleia-Geral

Presidente: Olga da Nazaré Simões Pereira

1º Secretário: Ana Luísa Sampaio Cruz

2º Secretário: Ana Teresa Meneses da Silva Alves

Suplentes da Assembleia-Geral

Carlos Manuel Sampaio Marinho

Adriano Augusto Sequeira Alves

António Júlio Pereira Cunha

 

Conselho Fiscal

Presidente: Maria Fátima Costa Mota

Vogal: Helena Sofia Madureira Pinto

Vogal: Céline Magalhães de Almeida

Suplentes do Conselho Fiscal

Márcia Isabel Cruz Morais

Maria Irene Fraga Pereira

Ana Patrícia Teixeira da Costa

Equipa Técnica:

- Diretora de Serviços, Enfermeira, Educadora Social, Animadora Sócio Cultural, Escrituraria.

 

Equipa Operacional: 

- Ajudantes de Ação Direta,Trabalhadoras Auxiliares, Encarregada de Serviços, Cozinheiras, Auxiliares de Cozinha, Motorista, Jardineiro, Lavadeira
 

Proposta de admissão de sócio:

Imprima a ficha de associado e envie para a morada da Instituição, em breve os serviços entrarão em contacto consigo.

 

Ficha de Associado AQUI.

 

 

 

 

Conheça os nossos estatutos clicando AQUI.

CONFORME DECRETO LEI nº 112-A/2014

 

- Conheça o Relatório de Contas do Ano de 2020 clicando AQUI.

- Conheça o Relatório de Contas do Ano de 2021 clicando AQUI.

- Conheça o Relatório de Contas do Ano de 2022 clicando AQUI.

- Conheça o Relatório de Contas do Ano de 2023 clicando AQUI.

 

PLANO DE ATIVIDADES

 

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