Ponto Têxtil - "Para cá do Marão, embalagens não"

 

Ponto Têxtil - “Para cá do Marão embalagens não!”

 

O Município de Vila Real inaugurou, no dia 10 de outubro, o Ponto Têxtil, criado com o objetivo de dar uma nova vida à roupa de pós-consumo. Esta iniciativa surge no âmbito do projeto “Para cá do Marão embalagens não!” que, desde 2020, vem implementando o conceito estratégico da economia circular em Vila Real.

 

Assim, depois de ter criado o sistema municipal de retorno das embalagens de bebidas e implementado a recolha de pontas de cigarro e de pastilhas elásticas para o desenvolvimento de novos produtos, o Município de Vila Real dá agora um novo passo no caminho da sustentabilidade, ao estender este processo aos resíduos têxteis, em consonância com a estratégia europeia para tornar os têxteis mais duradouros, reparáveis, reutilizáveis e recicláveis.

 

Os artigos têxteis entregues no ponto de recolha terão como destino a valorização ambiental, podendo ser partilhados ou reciclados, em função do seu estado de conservação. A cada peça entregue serão atribuídos pontos que poderão ser trocados por artigos têxteis ou brindes/utilidades desenvolvidos com fibras recicladas. Estes pontos poderão também ser doados ao Banco Social, onde serão acumulados e utilizados em articulação com os serviços de ação social da autarquia. Os utilizadores poderão ainda instalar a APP do projeto onde terão acesso ao seu histórico de entregas e pontuação atribuída, assim como consultar as peças que estão disponíveis para partilha.

 

A nossa Instituição visa a construção de uma nova parceria e reuniu com os responsáveis neste sentido.

Dado que recebemos diversas vezes doações para a nossa Loja Social conseguimos agora, através desta parceria, uma nova forma de lhe dar vida, transformando as roupas que já não estão em bom estado em pontos. Ao descontar e trocar os pontos, estes dão -nos possibilidade de ter acesso a novas roupas para ajudar famílias carenciadas segundo as necessidades das mesmas.

Estes artigos entregues terão como destino a valorização ambiental, podendo ser partilhados ou reciclados, em função do seu estado de conservação.

 

                 

 

                

 

         

 

fonte: INAUGURADO PONTO DE RECOLHA TÊXTIL

Este website usa cookies para melhorar a experiência do utilizador. Ao continuar a utilizar o website, assumimos que concorda com o uso de cookies. Aceito Ler Mais