Reabilitação Social

Reabilitação Social

A reabilitação é um processo que engloba vários objetivos terapêuticos e não pertence apenas a uma área profissional, refere-se sim, a uma proposta de atuação multidisciplinar, composta por um conjunto de medidas que ajudam o indivíduo a ter e a manter a melhor funcionalidade possível a vários níveis, nomeadamente, físico, sensorial, intelectual, psicológico e social. Todo este processo engloba sempre o ambiente em que a pessoa está inserida, uma vez que este fornece as ferramentas necessárias para atingir a independência e a autodeterminação.

O processo envolve várias etapas, entre elas: identificação dos problemas e necessidades, relacionar os problemas aos factores modificáveis e limitantes, seleccionar as medidas adequadas, planejar, implementar e coordenar intervenções e avaliar os efeitos. 

A reabilitação social é então, imprescindível no processo de desenvolvimento de competências do indivíduo e tem como objetivo promover a autonomia, numa óptica de inclusão social. Assim, para a reinserção biopsicossocial do utente, é fundamental restaurar todas as funções comprometidas para que esse objetivo seja cumprido.  

 

  

 

 

 

 

Este website usa cookies para melhorar a experiência do utilizador. Ao continuar a utilizar o website, assumimos que concorda com o uso de cookies. Aceito Ler Mais